February 2, 2019

É muito comum, na hora de comprar um imóvel, o vendedor ou mesmo a corretora de imóveis imputar ao comprador os custos das certidões que se tira sobre o imóvel, sobre o vendedor e seu cônjuge. Estas certidões são fundamentais para garantir que a compra é um bom negócio e evitar a perda do bem em favor de terceiro.

Ocorre que o Código Civil, em seu art. 490, traz dispositivo explícito sobre quem deve arcar com estes custos: o vendedor, com exceção das certidões em nome do comprador e seu cônjuge, conforme observa-se no transcrito abaixo:

“Art. 490. Salvo cláusula em contrário, ficarão as despesas de escritura e registro a cargo do comprador, e a cargo do vendedor as da tradição.”

A tradição do imóvel é a entrega da coisa ao adquirente, com a intenção de lhe transferir a sua propriedade ou...

February 2, 2019

 A função do Corretor e o entendimento necessário para orientar o futuro Comprador sobre toda documentação necessária na compra de imóvel. 

A documentação na hora de comprar um imóvel é vasta, e desde os documentos pessoais até as certidões que irão detalhar a situação do imóvel, devem ser amplamente conhecidas pelo Corretor de imóveis e apresentadas ao Comprador.  

Em um processo de venda, toda a informação tem que ser passada com segurança e propriedade de conhecimento nos menores detalhes, e certamente este fator, é o que vai fazer toda a diferença no atendimento, o profissional que estiver melhor se preparado também irá se destacar mais pela assessoria. 
 

Um alerta, a você comprador, é para que nunca dispense a orientação de um bom profissional, escolha não ter problemas durante e a...

February 1, 2019

De um modo geral, a crise no Brasil tende a esfriar os negócios, trazendo consequências também para o ramo imobiliário.

Pouca procura, muita oferta, soma de fatores que deixa o mercado assim, estagnado.

Os poucos que procuram tem inúmeras possibilidades, fazendo com que os vendedores tenham que baixar o valor para chamar a atenção dentre tantos imóveis anunciados e conseguir efetuar a venda.

Há clientes que querem vender o imóvel, há clientes que precisam vender o imóvel. Se a pessoa quer vender pode aguardar o mercado aquecer novamente, mas se a pessoa precisa vender, infelizmente terá que aceitar o valor atual do mercado, ou seja, vender por um preço abaixo do que realmente vale seu imóvel.

Olhando pelo lado do investidor... Não há crise, mas sim novas oportunidades surgindo todos os dias, o...

January 30, 2019

Bens vendidos por menos de R$ 400 mil ou adquiridos antes de 1969 estão na lista de isenção por ganho de capital, leia tudo abaixo...

É possível se livrar do Imposto de Renda (IR) sobre o ganho de capital com um imóvel? Em alguns casos, sim. Situações específicas permitem pagar menos ou até ficar 100% livre do tributo sobre o lucro obtido nessas transações.

É importante lembrar que o valor de compra de um imóvel – não importando há quanto tempo ele tenha sido adquirido –, não deve ser atualizado pelo que vale atualmente, de acordo com as regras da Receita Federal.

Dessa forma, ao vender o bem, o contribuinte precisa declarar o valor obtido na venda, que descontará a diferença sobre o preço de compra do imóvel, a fim de calcular qual foi o ganho de capital. Sobre este valor, vai incidir a alíq...

January 16, 2019

Trabalhando diretamente com imóveis, você já deve ter percebido algumas mudanças na economia. O movimento de melhora está fazendo surgir algumas tendências do mercado imobiliário para 2019.

É interessante que você esteja atento a todas essas novas oportunidades que estão surgindo para aproveitar esse momento de saída da crise e conseguir fazer bons negócios.

Para ajudá-lo a visualizar o otimismo que tomará o mercado imobiliário no próximo ano, criamos uma pequena lista com algumas das principais tendências. Confira!

1. Facilidade De Crédito Para Financiamento

A taxa Selic, Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, é a principal norteadora das operações de crédito no país e, como parte da estratégia para tirar o Brasil da crise, o governo adotou uma postura de queda do indicador.

Como e...

January 11, 2019

Com vitória de Bolsonaro, mercado imobiliário voltará inspirar confiança, acreditam especialistas.

Por conta da forte crise econômica e principalmente das oscilações políticas que assolam o Brasil, o mercado imobiliário tem sofrido bastante. Em 2017, a área sentiu uma forte queda nas vendas e aluguéis de imóveis. Por conta do endividamento da classe C, as altas nos juros e a baixa oferta de crédito fez com que o ramo entrasse em crise. Mas especialistas dizem que nessas eleições entre Fernando Haddad do Partido dos Trabalhadores (PT) e Jair Bolsonaro do Partido Social Liberal (PSL), o candidato do PSL tem mais chances de reaquecer o setor imobiliário.

O medo do mercado imobiliário em relação às medidas de Haddad, é sobre a qualidade das ações dele. Por conta do PT sempre ter tomado medidas c...

Please reload

Please reload